Coleta de Exames

Serviço de Coleta
Cada minuto do seu tempo é precioso!
Para você que não tem tempo a perder com deslocamentos cansativos, demorados e estressantes, o Laboratório Bioclínico dispõe do serviço de COLETA DOMICILIAR, que lhe permite realizar alguns exames no endereço que desejar. Profissionais treinados, equipamentos de ponta desde a coleta e acondicionamento, até a análise e entrega de resultados. Para saber mais sobre mais este serviço que o Laboratório Bioclínico disponibiliza para seus clientes, entre em contato através do (66) 3531-7878 ou pelo (66) 3531-1763 .

MANUAL DE COLETA


Exames de Sangue:

Hemograma:

não é necessário jejum.

Glicemia:

jejum de 08 horas.

Colesterol + Triglicéries + HDL:

jejum de 12 a 14 horas.

Hormônios (Prolactina, HGH, Aldosterona, Renina, Cortisol e Catecolaminas):

jejum de 08 horas e aguardar em repouso por no mínimo 30 minutos após chegar ao laboratório.

PSA:

jejum de 08 horas, e para ser coletado tem que aguardar 02 dias após relação sexual, após exercícios físicos ou após toque retal.

Demais exames de sangue:

jejum desejável de 08 horas.

Curvas Glicêmicas:

comparecer ao laboratório em jejum de 08 horas juntamente com uma amostra de sua primeira urina do dia (veja orientações de coleta de urina abaixo). Nas 72 horas que antecedem o exame, acrescentar às refeições massas, doces e açúcares a vontade. O cliente necessita permanecer no laboratório por um tempo mínimo de 2 horas.


Coleta de Sangue:

  • Comprimir o local da punção de 3 a 5 minutos mantendo o braço esticado;

  • Não carregar peso, até mesmo uma bolsa, no braço onde foi realizada a coleta, por 30 minutos;

  • Eventualmente poderá ocorrer a necessidade de uma nova coleta, por fatores que impossibilitem uma análise adequada. Nesse caso, o cliente é comunicado;

  • Clientes com problema de coagulação ou que usam da punção por aproximadamente 10 minutos e que já apresentaram mal estar em coletas anteriores devem comunicar o fato à enfermagem antes da coleta;

  • Raramente, no local da punção poderá ocorrer um desconforto (dor ou hematoma), devido ao grau de sensibilidade de cada pessoa;

  • Caso aconteça, usar compressa fria durante as primeiras 24 horas e compressa morna do segundo dia em diante, até não sentir mais desconforto. O hematoma desaparece em poucas semanas e geralmente não traz maiores problemas. Caso a ocorrência de um hematoma preocupe você, entre em contato com o laboratório.


Exames de Fezes:

Parasitológico:

Após colher o material, colocar no frasco apropriado uma quantidade razoável (meio frasco);

Caso sejam coletadas após às 16 horas, guardar em geladeira e entregar pela manhã.


Exame de Urina:

Urina ou Urocultura:

Antes da coleta, fazer higiene íntima da área genital;
Recomenda-se colher a primeira urina da manhã em frasco fornecido pelo laboratório. Caso não seja possivel colher a primeira urina, aguardar um periodo minimo de 4 horas sem urinar para efetuar a coleta;
Desprezar o primeiro jato urinário no vaso sanitário e em seguida colher a urina do segundo jato;
Crianças que usam fraldas: colher a urina no laboratório;
Caso na seja possível levar a urina imediatamente para o laboratório, conservá-la refrigerada por 3 horas, no máximo.

Atenção: antibióticos, menstruação e cremes vaginais interferem no resultado do exame.

Urina de 24 horas (exames de cálcio, fósforo, ácido úrico, glicose, magnésio, Clearence* de creatinina, etc.):

Manter dieta normal e não ingerir bebidas alcóolicas durante o período de coleta da urina;
Esvaziar a bexiga ao se levantar, desprezando-a no vaso sanitário. A partir de então, colher nos frascos fornecidos pelo laboratório toda a urina no período de 24 horas, inclusive a primeira do dia seguinte;
Atenção: a perda de alguma atmosfera interfere bruscamente no resultado do exame;
Se houver coleta de sangue, dirigir-se ao laboratório com jejum de 12 horas, juntamente com os frascos de urina de 24 horas.

Clearence de creatinina:

colher sangue em jejum de 08 horas.
Atenção: Devido a variedade de exames executados pelo laboratio, o ideal é informar-se antecipadamente das orientações específicas, atraves de nosso atendimento telefônico ou em um dos nossos balcões de atendimento.

Perguntas frequentes
Remédios interferem em exames laboratoriais?
Alguns, sim. Os antibióticos e os antiinflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em exames pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja sendo tomado, avise o atendente antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.
Cremes e óvulos vaginais interferem no exame de urina?
Não, desde que se adotem dois cuidados para não misturar esses medicamentos à urina: assepsia na hora do exame e uso de tampão vaginal.
Por que quando se tira sangue para exame o local às vezes fica roxo?
Isso chama-se hematoma: extravasamento de sangue para fora da veia. Ele pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão; insuficiente compressão no local da punção; e paciente usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue, entre os quais a aspirina, ou fragilidade da parede das veias (fragilidade capilar).
Até aspirina altera resultados de exames?
Com certeza. Aspirina é o nome popular do ácido acetilsalicílico. Ela está presente em muitos analgésicos e antitérmicos, tais como AAS, Buferin, Doril, Melhoral, Aspirina Forte, Cibalena, Doloxene-A e Aspirina C. Mas também em antiácidos (Alka-Seltzer e Engov), onde está associada a outras substâncias farmacológicas. Por isso guarde bem: todos os remédios com ácido acetilsalicílico interferem nos exames de coagulação do sangue. Em altas doses, podem diminuir os valores totais de tiroxina ou T4 – um dos hormônios da tiróide.
Por que a Aspirina não consta na listagem de medicamentos interferentes para o exame Tempo de Protrombina?
Porque ela não interfere nos fatores da coagulação que são avaliados através deste teste. A Aspirina age no sistema da coagulação, apenas como antiagregante das plaquetas.
Menstruação interfere nos exames?
Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida sem problemas, adotando-se dois cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal para o sangue menstrual não se misturar à urina.

Garantindo agilidade, confiança e qualidade.
100% preocupado com seu bem-estar, oferece as melhores instalaçoes para lhe receber, além de equipamentos modernos para garantir segurança e qualidade nos exames..