MANUAL DE EXAMES

Disponibilizamos para os profissionais da área médica o manual de exame completo que auxiliam na realização do exame clínico.

Dúvidas Frequentes
Água quebra o jejum?
Você pode tomar água normalmente, evite ingerir excesso quando também for fazer exames de Urina I, Cultura de Urina ou Teste de Gravidez na Urina. Alguns exames podem ser feitos sem jejum, outros precisam de 2, 4, 8, 12 ou 14 horas de jejum, dependendo do tipo de exame a ser realizado.
Por que o esforço físico interfere no exame Glicemia?
A glicemia reflete a quantidade de açúcar no sangue que, por sua vez, é uma fonte de energia de rápido aproveitamento pelo organismo. Dessa forma, sempre que o organismo precisar de mais energia – esforço físico, stress – por exemplo, há alterações importantes nas velocidades de produção e consumo de açúcar. A maioria das vezes em que se faz exames de dosagem de glicemia, queremos saber como está o nível basal, pois o valor de referência diz respeito a esta situação. Portanto, a pessoa deve estar o mais próximo possível desta condição.
O que é jejum?
Significa que você terá que ficar sem ingerir alimentos de qualquer tipo durante um determinado número de horas, dependendo do exame a ser realizado.
Exame de sangue tem que ser sempre em jejum?
Não. A creatinina, por exemplo, dispensa o jejum. Já glicemia e triglicérides exigem que você fique várias horas sem comer. O tempo de jejum varia de acordo com o exame.
No caso de exame de urina, tem que ser a "primeira da manhã"?
Preferencialmente sim e a critério do seu médico, mas se não for possível, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, mas com um cuidado antes do exame: permanecer 4 horas sem urinar. Dará o volume ideal e qualidade para uma boa coleta. O ideal é que seja colhida em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório.
Se alimentar na véspera do exame
Mantenha sua alimentação habitual, seguindo apenas o tempo de jejum recomendado quando aplicável. Cuidado apenas com os excessos (pizza 4 queijos, churrasco, feijoada e outros).