MANUAL DE EXAMES

Disponibilizamos para os profissionais da área médica o manual de exame completo que auxiliam na realização do exame clínico.

Dúvidas Frequentes
Cremes e óvulos vaginais interferem no exame de urina?
Não, desde que se adotem dois cuidados para não misturar esses medicamentos à urina: assepsia na hora do exame e uso de tampão vaginal.
Qualquer exame pode ser feito à tarde?
Alguns, não. Como por exemplo as dosagens de ferro e ACTH (hormônio adrenocorticotrófico). Esses exames devem ser realizados na parte da manhã. Pois é nessa parte do dia que tais substâncias têm um pico no organismo.
O que é um Antibiograma?
Antibiograma é um exame cuja finalidade é verificar quais são os antibióticos mais indicados para o tratamento da infecção causada pela bactéria isolada no material clínico analisado. Por este teste ficamos sabendo a quais antibióticos a bactéria é sensível e a quais antibióticos a bactéria é resistente.
Exame de sangue tem que ser sempre em jejum?
Não. A creatinina, por exemplo, dispensa o jejum. Já glicemia e triglicérides exigem que você fique várias horas sem comer. O tempo de jejum varia de acordo com o exame.
Remédios interferem em exames laboratoriais?
Alguns, sim. Os antibióticos e os antiinflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em exames pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja sendo tomado, avise o atendente antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.
Se alimentar na véspera do exame
Mantenha sua alimentação habitual, seguindo apenas o tempo de jejum recomendado quando aplicável. Cuidado apenas com os excessos (pizza 4 queijos, churrasco, feijoada e outros).