Empresa

Nossa filosofia
CONTROLE DE QUALIDADE DO BIOCLÍNICO é o que garante segurança e confiabilidade nos seus exames, conquistando mensalmente o Certificado Nacional de EXCELENCIA LABORATORIAL.

Para se ter qualidade é preciso trabalhar seguindo as normas e procedimentos pré estabelecidos, iInúmeros são os recursos disponíveis para se ter um controle adequado da qualidade, em todos os níveis, desde a recepção do paciente até a emissão de um resultado.
O controle de qualidade do Laboratório BIOCLINICO é realizado em duas etapas: Controle Interno e Controle Externo.

O Controle de Qualidade Interno é realizado diariamente através de amostras com valores conhecidos, e analisados com os exames de rotina. Os resultados são avaliados e comparados com a média e o desvio padrão de cada analito, certificando-se da precisão dos resultados.
O Controle de Qualidade Externo é monitorado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas - SBAC, através do Programa Nacional de Controle de Qualidade - PNCQ
O nosso laboratório desde a implantação do PNCQ, em 1997, vem obtendo os melhores resultados, o que lhe confere anualmente o "Certificado de Participação", "Selo de Qualidade" e "Certificado de Excelência Laboratorial".

Perguntas frequentes
Novalgina também dá problema nos exames?
Sim, no de creatinina. O uso de remédios contendo dipirona – a Novalgina é um deles – pode fazer com que o resultado da creatinina dê mais baixo do que o real, dependendo do método utilizado. Por isso, ao fazer esse exame, que avalia se os rins estão funcionando bem, o ideal é evitar o medicamento nos três dias anteriores.
Qualquer exame pode ser feito à tarde?
Alguns, não. Como por exemplo as dosagens de ferro e ACTH (hormônio adrenocorticotrófico). Esses exames devem ser realizados na parte da manhã. Pois é nessa parte do dia que tais substâncias têm um pico no organismo.
O que é um Antibiograma?
Antibiograma é um exame cuja finalidade é verificar quais são os antibióticos mais indicados para o tratamento da infecção causada pela bactéria isolada no material clínico analisado. Por este teste ficamos sabendo a quais antibióticos a bactéria é sensível e a quais antibióticos a bactéria é resistente.
Se alimentar na véspera do exame
Mantenha sua alimentação habitual, seguindo apenas o tempo de jejum recomendado quando aplicável. Cuidado apenas com os excessos (pizza 4 queijos, churrasco, feijoada e outros).
Esforço físico atrapalha os exames laboratoriais?
Alguns, sim. Por exemplo, os de glicemia e dosagem de fator VIII de coagulação. Tanto que, antes de fazê-los, você não pode ter se submetido a qualquer esforço físico. Além disso, lembre-se: os exames laboratoriais são padronizados para a realização em condições ideais, bem definidas. É o que os médicos chamam de condições basais. Em conseqüência, testes feitos após esforços físicos terão eventualmente valores diferentes dos que você tem.
Menstruação interfere nos exames?
Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida sem problemas, adotando-se dois cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal para o sangue menstrual não se misturar à urina.

Garantindo agilidade, confiança e qualidade.
100% preocupado com seu bem-estar, oferece as melhores instalaçoes para lhe receber, além de equipamentos modernos para garantir segurança e qualidade nos exames..
O Bioclínico

O Laboratório Bioclínico desde o inicio do seu trabalho busca o bom funcionamento de suas atividades, investindo sempre em seus equipamentos, automatizados, tecnologia moderna, nas áreas de parasitologia, imunologia, urinalise, microbiologia, toxicologia, hematologia, bioquímica e na capacitação de seus profissionais. Facilitando o processo operacional, reduzindo o prazo de entrega de resultados.

Dr. Fermando Gimenes